Aniversário de 30 Anos

Há 30 anos encantando nossa cidade



Desde o dia 18 de maio de 1988, a Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro vêm escrevendo uma linda e admirável história de talento e dedicação à música. 

A ideia da criação surgiu de uma conversa entre o Sr. Antônio Arantes Filho, então Presidente da Câmara Municipal, e o Sr. Jorge Pinto Leal, que levaram a proposta ao conhecimento da professora Marina Carvalho de Rezende, que a transmitiu ao seu esposo, o então prefeito municipal Jair Teixeira de Rezende, cuja aprovação foi imediata. 

Seguiu-se a praxe para a legalização, providenciando, então, o projeto de lei Municipal, Regulamento do Estatuto, Projeto de Lei de Utilidade Pública, cadastramento na Receita Federal e na Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais. Sendo assim, a Escola foi criada pela lei nº 666 de 18/05/1988. 

A Escola, Banda e Coral já possuem seu lugar na história de nossa cidade e na vida de muitos mardespanhenses, pois foi por meio dela que surgiram muitos talentos que ingressaram em corporações militares e outros que foram preparados atuar em entidades de ensino superior de música do Brasil e exterior.

Seus componentes abrilhantam as atividades civis e religiosas do município e também das cidades vizinhas, ajudando a difundir a música por meio de apresentações musicais. 

A instituição vem sendo presidida pela professora Norma Maria Vieira dos Reis, grande incentivadora da cultura local, que tem superado muitos desafios para continuar de portas abertas recebendo jovens e adolescentes.

Hoje a escola possui 33 alunos, uma equipe ex-alunos trabalhando voluntariamente como professores, sendo eles: Adriano Bento, Tiago Ferreira, Nehemias Costalonga, Jeferson Costalonga, Stevy Oliveira, Marizete Balbino, Matheus Leandro, Ronaldo Silveira, Willerson Braz, Daniel Merola e Wallace Gonçalves. 

Os padres são grandes incentivadores da Escola. São eles que gentilmente emprestam uma sala no Centro de Pastoral Santos Anjos, inclusive o atual Padre Anderson. 

Por fim, cumprimentamos essa rica instituição cultural e artística de nossa cidade, que busca despertar vocações e talentos para a música. A luta pela afirmação da cultura não tem sido fácil, porém, continuemos firmes e fortes.




Texto extraído da Página do Facebook do Espaço Cultural Falabella. Disponível em: https://www.facebook.com/espacofalabella/. Acesso em: 20 set. 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindos

A Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro é uma instituição sem fins lucrativos que, desde 1988, dedica-...