Histórico


Primeiro desfile da Banda 24 de Setembro, quando ainda nem instrumentos musicais existiam. Setembro de 1988.
Rua Eduardo Pereira Guedes, Centro de Mar de Espanha.

A Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro foi criada pela Lei Municipal nº 666/88 em 18 de maio de 1988 e declarada de Utilidade Pública pela Lei nº 668/88, na gestão do Sr. Prefeito Municipal Jair Teixeira de Rezende. A ideia de criação desta Escola partiu de seu presidente de honra Coronel Geraldo do Santos, coronel reformado do Corpo de Bombeiros o Rio de Janeiro e com apoio de seu amigo Jorge Pinto Leal. Por meio das ações dos poderes constituídos do município, estes representados pelo Executivo e Legislativo, a ideia tornou-se realidade.

No início da sua fundação a Escola funcionou em um galpão nos fundos da Prefeitura da cidade de forma improvisada, tendo como primeiro professor o Sargento Guerra, da Polícia Militar de Minas Gerais, com sede em Juiz de Fora.

Neste período o Coronel Geraldo organizou, no aniversário da cidade, um desfile com os primeiros alunos matriculados na Escola de Música.

O desfile foi um sucesso e, assim, mais pessoas ficaram sabendo do novo projeto musical que se estabelecia no município.

Os primeiros instrumentos de sopro foram cedidos pelo Coronel José Albucacys Manso, Secretário de Estado e Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. Estes instrumentos, apesar de usados, serviram por muitos anos a estudo musical da Escola.

Durante a direção de José Maria Moreira Martins foram realizadas outras aquisições de instrumentos para o aumento do acervo instrumental a fim de atender a demanda de novos alunos.

Vale destacar que graças ao Pe. Wilson Rogério de Campos Delgado, a Escola passou a ter como sede o atual prédio localizado à Rua Eduardo Pereira Guedes, sem número. O prédio pertence à Arquidiocese de Juiz de Fora e é cedido, gratuitamente, nos dias atuais, pelo Pároco Anderson Januário Hudson Isaque.

Foram diretores presidentes da Escola de Aprendizagem Musical, Banda e Coral 24 de Setembro o Sr. Dr. Sérgio Mauro Dupont, o Sr. Coronel Geraldo dos Santos e o Sr. José Maria Moreira Martins, que grandes serviços prestaram à Escola.

Ainda fizeram parte da diretoria: Sr. Vicente Borsato, Sr. Edézio Temponi, Sr.  José Jorge Chagas de Macedo, Sra. Marina de Carvalho Rezende, Sr. Jorge Pinto Leal, Sra. Solange das Graças Menegale Martins, Sr. Dalto Lopes da Silveira, Sra. Maria Aparecida Costa Marques e Sra. Vera Lúcia Lopes Marinho.

Atualmente a Escola é presidida pela Sra. Norma Maria Vieira dos Reis. Vice: Umberto Marcelo Gavioli, Diretor Secretário: Christiane Ferreira de Castro Bento. 1º Diretor Tesoureiro: Marizete Caetano Balbino. 2º Diretor Tesoureiro: Josiléia Aparecida de Oliveira Nobre. Diretor Social: Armanda dos Santos Linhares. Diretor Administrativo: Marcos Saramela Medeiros. Conselho Fiscal: Josinete Gumieiro de Almeida, Wilson César Ferreira, Geraldo Wilson de Rezende. Suplentes do Conselho Fiscal: Ana Maria do Valle Tempone Pinto, Adílio da Silva Ferreira, Solange Aparecida de Souza. Conselho Deliberativo: Adriano José Bento, Stevy de Oliveira Carvalho, Tiago Teixeira Ferreira e Maria de Fátima Teixeira Ferreira, Matheus Leandro de Souza, Jaqueline Elaine da Silva Lima, Nehemias de Mattos Costalonga, Jônatas da Silva Cruz e Wagner Marinho de Sousa. 

Os empresários Jorge Pinto Leal e José Carlos Afonso (o Zé Preto) doaram à instituição dois saxofones novos para seu acervo e a Secretaria de Cultura fez a doação de duas clarinetas.

A Escola e sua Banda de Música estão inscritos na Secretaria Estadual de Cultura de Minas Gerais, sob o número 1230, o que permitiu a sua participação nos editais para aquisição de instrumentos e de uniformes do “Programa Bandas de Minas”.

Do projeto idealizado há 30 anos, muitos jovens puderam profissionalizar-se, ingressando em carreiras militares, musicais civis e em brilhantes carreiras acadêmicas na área musical. 

Podemos dizer que a Escola de Música de nossa cidade se transformou em um celeiro musical do Brasil, cuja boa fama cresce a cada geração de alunos, e hoje, cabe aos atuais integrantes manter a boa reputação desta instituição de ensino musical.

Texto escrito por Norma Maria Vieira dos Reis - Presidente da EAMBMC 24 de Setembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindos

A Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro é uma instituição sem fins lucrativos que, desde 1988, dedica-...