Joaquim Duarte Gouveia e a esposa, Maria Nazareth Alvarenga Gouveia. FONTE: FALABELLA, Nicola. Antes que a luz se apague. Memórias. Editora: Gráfica Lê. 2003
MAESTRO JOAQUIM DUARTE GOUVEIA
Uma vida dedicada à música em Mar de Espanha
Por Douglas Milano Nunes
Joaquim
Duarte Gouveia, autor do Hino do
Centenário de Mar de Espanha, atualmente, também, hino do município, foi um
violinista, professor de música, maestro e compositor mardespanhense, nascido
em 11 de dezembro de 1884.
Filho
de José Emidgio de Gouveia e Silvéria Duarte
Gouveia, Joaquim foi casado com Maria Nazareth Alvarenga Gouveia e não teve
filhos, todavia criou duas sobrinhas, Cremilda Pereira e Yeda Pereira.
Herdou, de seu sogro, o Capitão Francisco Batista Alvarenga, o Cartório de
Registro Civil da Comarca, onde atuou como Juiz de Paz e Oficial de Registro
Civil, além das atividades de Oficial de Secretaria e Escrivão da Junta Militar.
Ademais, juntamente à carreira administrativa e musical do município, foi
presidente de um clube em Mar de Espanha por diversas vezes e esteve envolvido,
também, com organização de eventos, tanto religiosos, quanto carnavalescos.
Infere-se
que Joaquim tenha aprendido música com seu pai, José Hemigdio Gouveia, também
maestro de relevância para a cidade de Mar de Espanha, com destacada
participação nas festas de inauguração da Matriz de Nossa Senhora das Mercês,
bem como no corpo docente do Collegio Mar-Hespanhense.
Cabe
destacar que muitas das informações a respeito da atuação musical de Joaquim
Duarte Gouveia em Mar de Espanha partem de dados esparsos e pouco lineares,
muitos deles encontrados, além dos relatos orais, em duas principais fontes, a
saber (1) notas de jornais ou (2) livros de memórias escritos por pessoas que
nasceram na cidade, como Áuera Nardelli, autora de Uma Família sem Brasões, e Nicola Falabella, autor de Antes que a Luz se apague, além de
relatos orais.
Assim,
ambos registros memoriais trazem informações relevantes, que seriam impossíveis
de serem resgatadas de outra forma, diante da falta de documentação organizada
a respeito não só do maestro Gouveia, mas, também, de outras personalidades
municipais. Por meio dos livros supracitados, por exemplo, é possível revisitar
uma época em que a cidade viveu o que se pode conceber como o apogeu da vida
musical, com várias bandas e grupos instrumentais funcionando
simultaneamente.
É
nesse sentido que se destaca a atuação de Joaquim Duarte Gouveia não só como
professor de música, mas, também, como compositor e maestro de pelo menos dois
importantes grupos musicais, a saber a Banda Voluntários de Euterpe e a Banda
do Instituto Bueno Brandão, sem contar a possibilidade, quase certa, de Joaquim
ter atuado como professor particular de violino, piano e música em geral, bem
como ter coordenado grupos regionais dedicados a músicas da época e repertório
de baile e carnaval.
No
que tange à outra fonte de dados – os jornais –, é relevante saber que, mesmo dispondo de publicações de periódicos
no início do século XX, atualmente, pouca coisa restou. Se não fossem os volumes que fazem parte do acervo do Espaço Cultural
Falabella, algumas informações deixariam de compor a construção deste texto
SOBRE o compositor e maestro Joaquim Duarte Gouveia.
A
título de exemplo, o periódico mais antigo do Espaço Cultural Falabella, O Atlante, data de 1926. Nele consta o
primeiro registro de uma apresentação da Banda Voluntários de Euterpe. A nota
não traz o nome do regente nem o programa das músicas executadas, entretanto
acredita-se que Joaquim estivesse à frente do grupo nesta época, devido a uma
passagem presente no livro de Nicola Falabella. Segundo o memorialista, no ano
de 1917, durante o carnaval, a Banda Voluntários de Euterpe fez uma
participação, durante o desfile, junto às alegorias e ela era regida pelo
“Maestro Joaquim Duarte Gouveia”.
Já
em uma outra nota do jornal O Mar de
Espanha, de 10 de junho de 1928, há uma referência a Alcino Pereira, de
quem não se tem dados relevantes, informando que havia se mudado para Mar de
Espanha e assumido, imediatamente, a regência da Banda Voluntários de Euterpe.
Supostamente,
Joaquim Duarte Gouveia teria ficado mais de onze anos, como regente, à frente
de um grupo musical do qual não se tem informações a respeito de sua origem,
quantitativo, repertório e atuação. Em relação à saída de Joaquim da regência
da referida banda, infere-se uma explicação que teria a ver, justamente, com o
Instituto Bueno Brandão, criado em 1911, que, apesar de ser voltado ao ensino
técnico agrícola, possuía aulas de música e tinha uma banda, da qual o maestro
Gouveia fora regente. A título de informação, sabe-se que antes de ele assumir
o cargo dois outros professores encarregaram-se do ensino de música, porém
também não se sabe o motivo das substituições.
Comprova-se,
também, que Joaquim ocupou este cargo não só pelos relatos dos já mencionados
memorialistas, mas, também, porque na mesma página do jornal em que consta a
notícia de que a Banda Voluntários de Euterpe é assumida por um novo regente –
sem citar a saída e o motivo pelo qual Joaquim a deixa – encontra-se referência
que o descreve como maestro da Banda do Instituto Bueno Brandão. A nota aparece
devido ao fato de ele ter composto um dobrado em homenagem ao Sargento do 2º
Batalhão de Polícia de Juiz de Fora, Homero de Mattos, quem publicou, na
íntegra, no jornal, um ofício de agradecimento.
Fotografia da 1ª folha da partitura do Dobrado Homero Mattos, presente no
acervo Joaquim Duarte Gouveia, pertencente à Escola de Aprendizagem Musical,
Banda de Música e Coral 24 de Setembro
Seguindo
a linha cronológica, de 1930 em diante, consultando jornais de Mar de Espanha,
vemos Joaquim sendo citado em eventos sociais, mas não mais vinculado à música.
Contudo, especula-se que ele continuou como maestro desse grupo, que se manteve
em atividade até 1942, EMBORA as notas de jornal que informavam as
apresentações e participações da Banda de Música do Instituto Bueno Brandão não
detalhassem quem a regia.
A
fim de finalizar este traçado panorâmico a respeito da vida musical de Joaquim
Duarte Gouveia, seu nome aparece pela última vez em um jornal em 1951, quando
da publicação do Hino do Centenário de
Mar de Espanha, com música de sua autoria e letra da
poetisa Lacyr Annunziata Schettino.
Letra do Hino do
Centenário de Mar de Espanha, publicada no jornal O Mar de Espanha em 25 de outubro de 1951
Talvez,
até o presente momento, juntamente com o Hino
do Grupo Escolar Estevão Pinto, estas tenham sido as duas únicas músicas de
Joaquim Duarte Gouveia que permaneceram na lembrança de muitos mardespanhenses,
principalmente dos mais idosos.
Joaquim
Duarte Gouveia se encaixa, nesse sentido, como importante personagem da
história musical de Mar de Espanha pelo papel que exerceu como regente,
professor e compositor, ativamente engajado na vida cultural de cidade em seu
tempo. Segundo Carlos Augusto de Campos Filho, bisneto de seu irmão Arnaud
Duarte Gouveia, o maestro Joaquim faleceu em 28 de novembro de 1958.
A seguir, é possível visualizar os manuscritos das peças que fizeram parte do projeto de recuperação e gravação das obras para piano de Joaquim Duarte Gouveia encontradas, bem como ouvi-las:
1) Por que não me queres?
Gênero: Valsa Lenta
Data: 15/10/1933
Instrumentação: Piano
Tipo de Documento: Manuscrito do autor
Compositor: Joaquim Duarte Gouveia
Transcrição e Edição: Tiago Teixeira Ferreira,
2021
Revisão: Deivid Santos da Silva,
Tiago Teixeira Ferreira e Anabel Cunha de Souza, 2021
Pianista: Anabel Cunha de Souza,
2021
Edição de Som: Tiago Teixeira Ferreira,
2021
Observação: Segundo consta no
manuscrito, peça dedicada ao “Honorífico Sr José Schettino”, a quem também é
atribuída a escolha do título da obra
Acervo da Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro
Faixa 1 - Por que não me queres?
Por que não me queres? - Valsa Lenta
2) Uma Lágrima
Gênero: Valsa Lenta
Data: 19/11/1933
Instrumentação: Piano
Tipo de Documento: Manuscrito do autor
Compositor: Joaquim Duarte Gouveia
Transcrição e Edição: Tiago Teixeira Ferreira,
2021
Revisão: Deivid Santos da Silva,
Tiago Teixeira Ferreira e Anabel Cunha de Souza, 2021
Pianista: Anabel Cunha de Souza,
2021
Edição de Som: Tiago Teixeira Ferreira,
2021
Observação: Segundo consta no manuscrito,
peça dedicada ao “Amigo J. Falabella”.
Acervo da Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro
Faixa 2 - Uma Lágrima
3) Primavera
Gênero: Rancheira
Data: 06/09/1934
Instrumentação: Piano
Tipo de Documento: Manuscrito do autor
Compositor: Joaquim Duarte Gouveia
Transcrição e Edição: Tiago Teixeira Ferreira,
2021
Revisão: Deivid Santos da Silva,
Tiago Teixeira Ferreira e Anabel Cunha de Souza, 2021
Pianista: Anabel Cunha de Souza,
2021
Edição de Som: Tiago Teixeira Ferreira,
2021
Acervo da Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro
Faixa 3 - Primavera
4) Samba Canção
Gênero: Samba Canção
Data: Não consta
Instrumentação: Piano
Tipo de Documento: Manuscrito do autor
Compositor: Joaquim Duarte Gouveia
Transcrição e Edição: Lucas Marcel Batista da
Silva, 2021
Revisão: Deivid Santos da Silva,
Tiago Teixeira Ferreira e Anabel Cunha de Souza, 2021
Pianista: Anabel Cunha de Souza,
2021
Edição de Som: Tiago Teixeira Ferreira,
2021
Observação: No mesmo manuscrito
existem duas outras obras, a saber “Marcha” e “Samba”. Ao que tudo indica, não
se trata de seções de uma obra maior, mas sim de peças independentes.
Acervo da Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro
Faixa 4 - Samba Canção
5) Marcha
Gênero: Marcha
Data: Não consta
Instrumentação: Piano
Tipo de Documento: Manuscrito do autor
Compositor: Joaquim Duarte Gouveia
Transcrição e Edição: Lucas Marcel Batista da
Silva, 2021
Revisão: Deivid Santos da Silva,
Tiago Teixeira Ferreira e Anabel Cunha de Souza, 2021
Pianista: Anabel Cunha de Souza,
2021
Edição de Som: Tiago Teixeira Ferreira, 2021
Observação: No mesmo manuscrito
existem duas outras obras, a saber “Samba Canção” e “Samba”. Ao que tudo
indica, não se trata de seções de uma obra maior, mas sim de peças
independentes.
Acervo da Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro
Faixa 5 - Marcha
6) Samba
Gênero: Samba
Data: Não consta
Instrumentação: Piano
Tipo de Documento: Manuscrito do autor
Compositor: Joaquim Duarte Gouveia
Transcrição e Edição: Lucas Marcel Batista da
Silva, 2021
Revisão: Deivid Santos da Silva,
Tiago Teixeira Ferreira e Anabel Cunha de Souza, 2021
Pianista: Anabel Cunha de Souza,
2021
Edição de Som: Tiago Teixeira Ferreira,
2021
Observação: No mesmo manuscrito
existem duas outras obras, a saber “Marcha” e “Samba”. Ao que tudo indica, não
se trata de seções de uma obra maior, mas sim de peças independentes.
Acervo da Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro
7) Uma Lágrima
Gênero: Marcha Fúnebre
Data: 14/10/1938
Instrumentação: Piano
Tipo de Documento: Manuscrito em cópia de
José Alves dos Santos
Compositor: Joaquim Duarte Gouveia
Transcrição e Edição: Lucas Marcel Batista da
Silva, 2021
Revisão: Deivid Santos da Silva,
Tiago Teixeira Ferreira e Anabel Cunha de Souza, 2021
Pianista: Anabel Cunha de Souza,
2021
Edição de Som: Tiago Teixeira Ferreira,
2021
Observação: A data registrada no
manuscrito se refere à cópia, de modo que se infere que a música tenha sido
composta em data anterior.
Acervo da Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro
Faixa 7 - Uma Lágrima
8) Festa na Roça
Gênero: Rancheira
Data: Não consta
Instrumentação: Piano
Tipo de Documento: Manuscrito do autor
Compositor: Joaquim Duarte Gouveia
Transcrição e Edição: Lucas Marcel Batista da
Silva, 2021
Revisão: Deivid Santos da Silva,
Tiago Teixeira Ferreira e Anabel Cunha de Souza, 2021
Pianista: Anabel Cunha de Souza,
2021
Edição de Som: Tiago Teixeira Ferreira,
2021
Acervo da Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro
Faixa 8 - Festa na Roça
9) Lerim
Gênero: Não identificado
Data: Não consta
Instrumentação: Piano
Tipo de Documento: Manuscrito do autor
Compositor: Joaquim Duarte Gouveia
Transcrição e Edição: Lucas Marcel Batista da
Silva, 2021
Arranjo para Piano: Deivid Santos da Silva
Revisão: Deivid Santos da Silva,
Tiago Teixeira Ferreira e Anabel Cunha de Souza, 2021
Pianista: Anabel Cunha de Souza,
2021
Edição de Som: Tiago Teixeira Ferreira,
2021
Observações: (1) A grafia do título
presente no manuscrito não permite identificar com precisão o nome da obra, de
modo que se optou, por semelhança à letra do compositor presente em outros
manuscritos, pelo título “Lerim”, mesmo sem ter significado definido. (2)
Apesar de o manuscrito apresentar melodia e acompanhamento na versão original,
optou-se por manter apenas a melodia e criar um novo acompanhamento – clave de
fá do piano – uma vez que esta se apresentava inconclusa e imprecisa.
Acervo da Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro
Faixa 9 - Lerim
10) Saudades de Picolet
Gênero: Valsa
Data: Não consta
Instrumentação: Piano
Tipo de Documento: Manuscrito do autor
Compositor: Joaquim Duarte Gouveia
Transcrição e Edição: Lucas Marcel Batista da
Silva, 2021
Revisão: Deivid Santos da Silva,
Tiago Teixeira Ferreira e Anabel Cunha de Souza, 2021
Pianista: Anabel Cunha de Souza,
2021
Edição de Som: Tiago Teixeira Ferreira,
2021
Acervo da Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro
Faixa 10 - Saudades de Picolet
11) Rancheira
Gênero: Rancheira
Data: 09/11/1933
Instrumentação: Piano
Tipo de Documento: Manuscrito do autor
Compositor: Joaquim Duarte Gouveia
Transcrição e Edição: Lucas Marcel Batista da
Silva, 2021
Revisão: Deivid Santos da Silva,
Tiago Teixeira Ferreira e Anabel Cunha de Souza, 2021
Pianista: Anabel Cunha de Souza,
2021
Edição de Som: Tiago Teixeira Ferreira,
2021
Acervo da Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro
Faixa 11 - Rancheira
12) Valsa
Gênero: Valsa
Data: Não consta
Instrumentação: Piano
Tipo de Documento: Manuscrito do autor
Compositor: Joaquim Duarte Gouveia
Transcrição e Edição: Lucas Marcel Batista da
Silva, 2021
Revisão: Deivid Santos da Silva,
Tiago Teixeira Ferreira e Anabel Cunha de Souza, 2021
Pianista: Anabel Cunha de Souza,
2021
Edição de Som: Tiago Teixeira Ferreira,
2021
Observação: Ao que tudo indica, pelo
que há no manuscrito e em comparação às demais valsas do compositor, a música
está incompleta em sua estrutura, todavia optou-se por incluí-la nas gravações
desta coleção por apresentar sentido musical completo.
Acervo da Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro
Faixa 12 - Valsa
13) Adeus Colombina
Gênero: Marcha Carnavalesca
Data: 1937
Instrumentação: Melodia sem instrumentação
definida
Tipo de Documento: Manuscrito do autor
Compositor: Joaquim Duarte Gouveia
Transcrição e Edição: Lucas Marcel Batista da
Silva, 2021
Arranjo: Deivid Santos da Silva,
2021
Revisão: Deivid Santos da Silva,
Tiago Teixeira Ferreira e Anabel Cunha de Souza, 2021
Pianista: Anabel Cunha de Souza,
2021
Edição de Som: Tiago Teixeira Ferreira,
2021
Observações: (1) O manuscrito original
se encontra em um caderno pertencente a Elpis Pereira, sobrinha de Joaquim
Duarte Gouveia, todavia, pela grafia, sabe-se que as notações musicais nele
contidas foram feitas pelo maestro Joaquim. (2) No manuscrito original há
apenas uma melodia, sem indicação de instrumentação, entretanto, a fim de
integrar esta coleção, foi feito um arranjo da melodia para piano. (3) No
manuscrito existe a indicação de uma suposta letra, que não foi encontrada nos
materiais pesquisados.
Acervo da Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro
Faixa 13 - Adeus Colombina
14) Valsa de J. Gouveia
Gênero: Valsa
Data: 1937
Instrumentação: Melodia sem instrumentação
definida
Tipo de Documento: Manuscrito do autor
Compositor: Joaquim Duarte Gouveia
Transcrição e Edição: Lucas Marcel Batista da
Silva, 2021
Arranjo: Deivid Santos da Silva,2021
Revisão: Deivid Santos da Silva,
Tiago Teixeira Ferreira e Anabel Cunha de Souza, 2021
Pianista Executante: Anabel Cunha de Souza,
2021
Edição de Som: Tiago Teixeira Ferreira,
2021
Observações: (1) O manuscrito original
se encontra em um caderno pertencente a Elpis Pereira, sobrinha de Joaquim
Duarte Gouveia, porém, pela grafia, sabe-se que as notações musicais nele
contidas foram feitas pelo maestro Joaquim. (2) No manuscrito original há
apenas uma melodia, sem indicação de instrumentação, entretanto, a fim de
integrar esta coleção, foi feito um arranjo da melodia para piano.
Acervo da Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro
Faixa 14 - Valsa de J. Gouveia
15) Celibato meo Amor
Gênero: Gênero não identificado
Data: 1937
Instrumentação: Melodia sem instrumentação
definida
Tipo de Documento: Manuscrito do autor
Compositor: Joaquim Duarte Gouveia
Transcrição e Edição: Lucas Marcel Batista da
Silva, 2021
Arranjo: Deivid Santos da Silva,
2021
Revisão: Deivid Santos da Silva,
Tiago Teixeira Ferreira e Anabel Cunha de Souza, 2021
Pianista Executante: Anabel Cunha de Souza,
2021
Edição de Som: Tiago Teixeira Ferreira,
2021
Observações: (1) O manuscrito original
se encontra em um caderno pertencente a Elpis Pereira, sobrinha de Joaquim
Duarte Gouveia, entretanto, pela grafia, sabe-se que as notações musicais nele
contidas foram feitas pelo maestro Joaquim. (2) No manuscrito original há
apenas uma melodia, sem indicação de instrumentação, entretanto, a fim de
integrar esta coleção, foi feito um arranjo da melodia para piano.
Acervo da Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro
Faixa 15 - Celibato meo Amor
16) Abre Ala
Gênero: Marcha Carnavalesca
Data: 1937
Instrumentação: Melodia sem instrumentação
definida
Tipo de Documento: Manuscrito do autor
Compositor: Joaquim Duarte Gouveia
Transcrição e Edição: Lucas Marcel Batista da
Silva, 2021
Arranjo: Deivid Santos da Silva,
2021
Revisão: Deivid Santos da Silva,
Tiago Teixeira Ferreira e Anabel Cunha de Souza, 2021
Pianista: Anabel Cunha de Souza,
2021
Edição de Som: Tiago Teixeira Ferreira,
2021
Observações: (1) O manuscrito original
se encontra em um caderno pertencente a Elpis Pereira, sobrinha de Joaquim
Duarte Gouveia, todavia, pela grafia, sabe-se que as notações musicais nele
contidas foram feitas pelo maestro Joaquim. (2) No manuscrito original há
apenas uma melodia, sem indicação de instrumentação, entretanto, a fim de
integrar esta coleção, foi feito um arranjo da melodia para piano.
Acervo da Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro
Faixa 16 - Abre Ala
17) Audi Domine
Gênero: Sacra
Data: Não consta
Instrumentação: Harmônio e duas vozes
iguais
Tipo de Documento: Manuscrito
Compositor: Joaquim Duarte Gouveia
Transcrição e Edição: Tiago Teixeira Ferreira,
2021
Revisão: Deivid Santos da Silva,
Tiago Teixeira Ferreira e Anabel Cunha de Souza, 2021
Pianista: Anabel Cunha de Souza,
2021
Cantor: Matheus Batista Santos,
2021
Edição de Som: Tiago Teixeira Ferreira,
2021
Observação: Para a gravação, a parte
de harmônio foi executada ao piano.
Acervo da Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro
Faixa 17 - Audi Domine
18) Marcha Oferecida ao Grêmio
Esportivo Mardespanhense
Gênero: Hino
Data: 15/11/1939
Instrumentação: Piano e voz
Tipo de Documento: Manuscrito do autor
Música: Cremilda Pereira
Letra: Nicola Falabella
Arranjo: Joaquim Duarte Gouveia
Transcrição e Edição: Lucas Marcel Batista da
Silva, 2021
Revisão: Deivid Santos da Silva,
Tiago Teixeira Ferreira e Anabel Cunha de Souza, 2021
Pianista: Anabel Cunha de Souza,
2021
Cantor: Tiago Teixeira Ferreira
Edição de Som: Tiago Teixeira Ferreira,
2021
Observações: O manuscrito não apresenta
a letra inserida na partitura, de modo que foram feitas adequações à rítmica da
escrita original, a fim de resolver questões de prosódia, quando possível.
Acervo da Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro
Faixa 18 - Marcha Oferecida ao Grêmio Esportivo Mardespanhense
19) Hino a Cafelândia
Gênero: Hino
Data: Não consta
Instrumentação: Melodia e voz
Tipo de Documento: Impresso
Compositor: Joaquim Duarte Gouveia
Letra: Antônio Norberto Vilela
Arranjo: Deivid Santos da Silva,
2021
Transcrição e Edição: Tiago Teixeira Ferreira,
2021
Revisão: Deivid Santos da Silva,
Tiago Teixeira Ferreira e Anabel Cunha de Souza, 2021
Pianista: Anabel Cunha de Souza,
2021
Cantores: Tiago Teixeira Ferreira,
2021
Edição de Som: Tiago Teixeira Ferreira,
2021
Observação: Foi feito um arranjo
pianístico para a melodia do impresso, a fim de a obra ser gravada para esta
coleção.
Acervo da Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro
Faixa 19 - Hino a Cafelândia
20) Hino ao Grupo Escolar
Estevão Pinto
Gênero: Hino
Data: Não consta
Instrumentação: Melodia e voz
Tipo de Documento: Xerocópia de manuscrito de
Djan Menegale Martins
Compositor: Joaquim Duarte Gouveia
Letra: Lacyr Annunziata
Schettino
Arranjo: Deivid Santos da Silva,
2021
Transcrição e Edição: Tiago Teixeira Ferreira,
2021
Revisão: Deivid Santos da Silva,
Tiago Teixeira Ferreira e Anabel Cunha de Souza, 2021
Pianista: Anabel Cunha de Souza,
2021
Cantor: Tiago Teixeira Ferreira,
2021
Edição de Som: Tiago Teixeira Ferreira,
2021
Observações: (1) Foi feito um arranjo
pianístico para a melodia da xerocópia do manuscrito, a fim de a obra ser
gravada para esta coleção. (2) Foi trocada a tonalidade da peça registrada na
xerocópia do manuscrito, de modo a enquadrá-la em uma tessitura médio-aguda. (3)
A data presente na xerocópia do manuscrito, a saber 27/10/1995, refere-se ao
registro de Djan Menegale Martins, e não à data de composição por Joaquim
Duarte Gouveia, para a qual não foi encontrado registro.
Acervo do Grupo Escolar Estevão Pinto
Faixa 20 - Hino ao Grupo Escolar Estevão Pinto
21) Hino do Centenário de Mar
de Espanha
Gênero: Hino
Data: Não consta
Instrumentação: Melodia e voz
Tipo de Documento: Impresso
Compositor: Joaquim Duarte Gouveia
Letra: Lacyr Annunziata
Schettino
Arranjo: Deivid Santos da Silva,
2021
Transcrição e Edição: Tiago Teixeira Ferreira,
2021
Revisão: Deivid Santos da Silva,
Tiago Teixeira Ferreira e Anabel Cunha de Souza, 2021
Pianista: Anabel Cunha de Souza,
2021
Cantor: Tiago Teixeira Ferreira,
2021
Edição de Som: Tiago Teixeira Ferreira,
2021
Observação: Foi feito um arranjo
pianístico para a melodia do impresso, a fim de a obra ser gravada para esta
coleção.
Acervo do Espaço Cultural Falabella
Faixa 21 - Hino do Centenário de Mar de Espanha
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