Projeto Joaquim Duarte Gouveia

 Joaquim Duarte Gouveia e a esposa, Maria Nazareth Alvarenga Gouveia. FONTE: FALABELLA, Nicola. Antes que a luz se apague. Memórias. Editora: Gráfica Lê. 2003


MAESTRO JOAQUIM DUARTE GOUVEIA

Uma vida dedicada à música em Mar de Espanha


Por Douglas Milano Nunes


Joaquim Duarte Gouveia, autor do Hino do Centenário de Mar de Espanha, atualmente, também, hino do município, foi um violinista, professor de música, maestro e compositor mardespanhense, nascido em 11 de dezembro de 1884.

Filho de José Emidgio de Gouveia e Silvéria Duarte Gouveia, Joaquim foi casado com Maria Nazareth Alvarenga Gouveia e não teve filhos, todavia criou duas sobrinhas, Cremilda Pereira e Yeda Pereira.  Herdou, de seu sogro, o Capitão Francisco Batista Alvarenga, o Cartório de Registro Civil da Comarca, onde atuou como Juiz de Paz e Oficial de Registro Civil, além das atividades de Oficial de Secretaria e Escrivão da Junta Militar. Ademais, juntamente à carreira administrativa e musical do município, foi presidente de um clube em Mar de Espanha por diversas vezes e esteve envolvido, também, com organização de eventos, tanto religiosos, quanto carnavalescos.

Infere-se que Joaquim tenha aprendido música com seu pai, José Hemigdio Gouveia, também maestro de relevância para a cidade de Mar de Espanha, com destacada participação nas festas de inauguração da Matriz de Nossa Senhora das Mercês, bem como no corpo docente do Collegio Mar-Hespanhense.

Cabe destacar que muitas das informações a respeito da atuação musical de Joaquim Duarte Gouveia em Mar de Espanha partem de dados esparsos e pouco lineares, muitos deles encontrados, além dos relatos orais, em duas principais fontes, a saber (1) notas de jornais ou (2) livros de memórias escritos por pessoas que nasceram na cidade, como Áuera Nardelli, autora de Uma Família sem Brasões, e Nicola Falabella, autor de Antes que a Luz se apague, além de relatos orais.  

Assim, ambos registros memoriais trazem informações relevantes, que seriam impossíveis de serem resgatadas de outra forma, diante da falta de documentação organizada a respeito não só do maestro Gouveia, mas, também, de outras personalidades municipais. Por meio dos livros supracitados, por exemplo, é possível revisitar uma época em que a cidade viveu o que se pode conceber como o apogeu da vida musical, com várias bandas e grupos instrumentais funcionando simultaneamente. 

É nesse sentido que se destaca a atuação de Joaquim Duarte Gouveia não só como professor de música, mas, também, como compositor e maestro de pelo menos dois importantes grupos musicais, a saber a Banda Voluntários de Euterpe e a Banda do Instituto Bueno Brandão, sem contar a possibilidade, quase certa, de Joaquim ter atuado como professor particular de violino, piano e música em geral, bem como ter coordenado grupos regionais dedicados a músicas da época e repertório de baile e carnaval.

No que tange à outra fonte de dados – os jornais –, é relevante saber que, mesmo dispondo de publicações de periódicos no início do século XX, atualmente, pouca coisa restou. Se não fossem os volumes que fazem parte do acervo do Espaço Cultural Falabella, algumas informações deixariam de compor a construção deste texto SOBRE o compositor e maestro Joaquim Duarte Gouveia.

A título de exemplo, o periódico mais antigo do Espaço Cultural Falabella, O Atlante, data de 1926. Nele consta o primeiro registro de uma apresentação da Banda Voluntários de Euterpe. A nota não traz o nome do regente nem o programa das músicas executadas, entretanto acredita-se que Joaquim estivesse à frente do grupo nesta época, devido a uma passagem presente no livro de Nicola Falabella. Segundo o memorialista, no ano de 1917, durante o carnaval, a Banda Voluntários de Euterpe fez uma participação, durante o desfile, junto às alegorias e ela era regida pelo “Maestro Joaquim Duarte Gouveia”.  

Já em uma outra nota do jornal O Mar de Espanha, de 10 de junho de 1928, há uma referência a Alcino Pereira, de quem não se tem dados relevantes, informando que havia se mudado para Mar de Espanha e assumido, imediatamente, a regência da Banda Voluntários de Euterpe.

Supostamente, Joaquim Duarte Gouveia teria ficado mais de onze anos, como regente, à frente de um grupo musical do qual não se tem informações a respeito de sua origem, quantitativo, repertório e atuação. Em relação à saída de Joaquim da regência da referida banda, infere-se uma explicação que teria a ver, justamente, com o Instituto Bueno Brandão, criado em 1911, que, apesar de ser voltado ao ensino técnico agrícola, possuía aulas de música e tinha uma banda, da qual o maestro Gouveia fora regente. A título de informação, sabe-se que antes de ele assumir o cargo dois outros professores encarregaram-se do ensino de música, porém também não se sabe o motivo das substituições. 

Comprova-se, também, que Joaquim ocupou este cargo não só pelos relatos dos já mencionados memorialistas, mas, também, porque na mesma página do jornal em que consta a notícia de que a Banda Voluntários de Euterpe é assumida por um novo regente – sem citar a saída e o motivo pelo qual Joaquim a deixa – encontra-se referência que o descreve como maestro da Banda do Instituto Bueno Brandão. A nota aparece devido ao fato de ele ter composto um dobrado em homenagem ao Sargento do 2º Batalhão de Polícia de Juiz de Fora, Homero de Mattos, quem publicou, na íntegra, no jornal, um ofício de agradecimento.

Fotografia da 1ª folha da partitura do Dobrado Homero Mattos, presente no acervo Joaquim Duarte Gouveia, pertencente à Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro

Seguindo a linha cronológica, de 1930 em diante, consultando jornais de Mar de Espanha, vemos Joaquim sendo citado em eventos sociais, mas não mais vinculado à música. Contudo, especula-se que ele continuou como maestro desse grupo, que se manteve em atividade até 1942, EMBORA as notas de jornal que informavam as apresentações e participações da Banda de Música do Instituto Bueno Brandão não detalhassem quem a regia.

A fim de finalizar este traçado panorâmico a respeito da vida musical de Joaquim Duarte Gouveia, seu nome aparece pela última vez em um jornal em 1951, quando da publicação do Hino do Centenário de Mar de Espanha, com música de sua autoria e letra da poetisa Lacyr Annunziata Schettino.

 

Letra do Hino do Centenário de Mar de Espanha, publicada no jornal O Mar de Espanha em 25 de outubro de 1951 

Talvez, até o presente momento, juntamente com o Hino do Grupo Escolar Estevão Pinto, estas tenham sido as duas únicas músicas de Joaquim Duarte Gouveia que permaneceram na lembrança de muitos mardespanhenses, principalmente dos mais idosos.

Joaquim Duarte Gouveia se encaixa, nesse sentido, como importante personagem da história musical de Mar de Espanha pelo papel que exerceu como regente, professor e compositor, ativamente engajado na vida cultural de cidade em seu tempo. Segundo Carlos Augusto de Campos Filho, bisneto de seu irmão Arnaud Duarte Gouveia, o maestro Joaquim faleceu em 28 de novembro de 1958.

A seguir, é possível visualizar os manuscritos das peças que fizeram parte do projeto de recuperação e gravação das obras para piano de Joaquim Duarte Gouveia encontradas, bem como ouvi-las:


1) Por que não me queres?
Gênero: Valsa Lenta
Data: 15/10/1933
Instrumentação: Piano
Tipo de Documento: Manuscrito do autor
Compositor: Joaquim Duarte Gouveia
Transcrição e Edição: Tiago Teixeira Ferreira, 2021
Revisão: Deivid Santos da Silva, Tiago Teixeira Ferreira e Anabel Cunha de Souza, 2021
Pianista: Anabel Cunha de Souza, 2021
Edição de Som: Tiago Teixeira Ferreira, 2021
Observação: Segundo consta no manuscrito, peça dedicada ao “Honorífico Sr José Schettino”, a quem também é atribuída a escolha do título da obra



Acervo da Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro 

 Faixa 1 - Por que não me queres?

 Por que não me queres? - Valsa Lenta

 

2) Uma Lágrima
Gênero: Valsa Lenta
Data: 19/11/1933
Instrumentação: Piano
Tipo de Documento: Manuscrito do autor
Compositor: Joaquim Duarte Gouveia
Transcrição e Edição: Tiago Teixeira Ferreira, 2021
Revisão: Deivid Santos da Silva, Tiago Teixeira Ferreira e Anabel Cunha de Souza, 2021
Pianista: Anabel Cunha de Souza, 2021
Edição de Som: Tiago Teixeira Ferreira, 2021
Observação: Segundo consta no manuscrito, peça dedicada ao “Amigo J. Falabella”.
 
 
Acervo da Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro 

Faixa 2 - Uma Lágrima 



3) Primavera
Gênero: Rancheira
Data: 06/09/1934
Instrumentação: Piano
Tipo de Documento: Manuscrito do autor
Compositor: Joaquim Duarte Gouveia
Transcrição e Edição: Tiago Teixeira Ferreira, 2021
Revisão: Deivid Santos da Silva, Tiago Teixeira Ferreira e Anabel Cunha de Souza, 2021
Pianista: Anabel Cunha de Souza, 2021
Edição de Som: Tiago Teixeira Ferreira, 2021
 
Acervo da Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro 

Faixa 3 - Primavera 


 
4) Samba Canção
Gênero: Samba Canção
Data: Não consta
Instrumentação: Piano
Tipo de Documento: Manuscrito do autor
Compositor: Joaquim Duarte Gouveia
Transcrição e Edição: Lucas Marcel Batista da Silva, 2021
Revisão: Deivid Santos da Silva, Tiago Teixeira Ferreira e Anabel Cunha de Souza, 2021
Pianista: Anabel Cunha de Souza, 2021
Edição de Som: Tiago Teixeira Ferreira, 2021
Observação: No mesmo manuscrito existem duas outras obras, a saber “Marcha” e “Samba”. Ao que tudo indica, não se trata de seções de uma obra maior, mas sim de peças independentes. 
 

Acervo da Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro 

Faixa 4 - Samba Canção 

 

5) Marcha
Gênero: Marcha
Data: Não consta
Instrumentação: Piano
Tipo de Documento: Manuscrito do autor
Compositor: Joaquim Duarte Gouveia
Transcrição e Edição: Lucas Marcel Batista da Silva, 2021
Revisão: Deivid Santos da Silva, Tiago Teixeira Ferreira e Anabel Cunha de Souza, 2021
Pianista: Anabel Cunha de Souza, 2021
Edição de Som: Tiago Teixeira Ferreira, 2021
Observação: No mesmo manuscrito existem duas outras obras, a saber “Samba Canção” e “Samba”. Ao que tudo indica, não se trata de seções de uma obra maior, mas sim de peças independentes.
 
Acervo da Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro 

Faixa 5 - Marcha 

 

6) Samba
Gênero: Samba
Data: Não consta
Instrumentação: Piano
Tipo de Documento: Manuscrito do autor
Compositor: Joaquim Duarte Gouveia
Transcrição e Edição: Lucas Marcel Batista da Silva, 2021
Revisão: Deivid Santos da Silva, Tiago Teixeira Ferreira e Anabel Cunha de Souza, 2021
Pianista: Anabel Cunha de Souza, 2021
Edição de Som: Tiago Teixeira Ferreira, 2021
Observação: No mesmo manuscrito existem duas outras obras, a saber “Marcha” e “Samba”. Ao que tudo indica, não se trata de seções de uma obra maior, mas sim de peças independentes.
 
Acervo da Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro 

Faixa 6 - Samba 



7) Uma Lágrima
Gênero: Marcha Fúnebre
Data: 14/10/1938
Instrumentação: Piano
Tipo de Documento: Manuscrito em cópia de José Alves dos Santos
Compositor: Joaquim Duarte Gouveia
Transcrição e Edição: Lucas Marcel Batista da Silva, 2021
Revisão: Deivid Santos da Silva, Tiago Teixeira Ferreira e Anabel Cunha de Souza, 2021
Pianista: Anabel Cunha de Souza, 2021
Edição de Som: Tiago Teixeira Ferreira, 2021
Observação: A data registrada no manuscrito se refere à cópia, de modo que se infere que a música tenha sido composta em data anterior.
 
Acervo da Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro 

Faixa 7 - Uma Lágrima 

 

8) Festa na Roça
Gênero: Rancheira
Data: Não consta
Instrumentação: Piano
Tipo de Documento: Manuscrito do autor
Compositor: Joaquim Duarte Gouveia
Transcrição e Edição: Lucas Marcel Batista da Silva, 2021
Revisão: Deivid Santos da Silva, Tiago Teixeira Ferreira e Anabel Cunha de Souza, 2021
Pianista: Anabel Cunha de Souza, 2021
Edição de Som: Tiago Teixeira Ferreira, 2021
 
Acervo da Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro 

Faixa 8 - Festa na Roça

 

9) Lerim
Gênero: Não identificado
Data: Não consta
Instrumentação: Piano
Tipo de Documento: Manuscrito do autor
Compositor: Joaquim Duarte Gouveia
Transcrição e Edição: Lucas Marcel Batista da Silva, 2021
Arranjo para Piano: Deivid Santos da Silva
Revisão: Deivid Santos da Silva, Tiago Teixeira Ferreira e Anabel Cunha de Souza, 2021
Pianista: Anabel Cunha de Souza, 2021
Edição de Som: Tiago Teixeira Ferreira, 2021
Observações: (1) A grafia do título presente no manuscrito não permite identificar com precisão o nome da obra, de modo que se optou, por semelhança à letra do compositor presente em outros manuscritos, pelo título “Lerim”, mesmo sem ter significado definido. (2) Apesar de o manuscrito apresentar melodia e acompanhamento na versão original, optou-se por manter apenas a melodia e criar um novo acompanhamento – clave de fá do piano – uma vez que esta se apresentava inconclusa e imprecisa.
 
Acervo da Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro 

Faixa 9 - Lerim



10) Saudades de Picolet
Gênero: Valsa
Data: Não consta
Instrumentação: Piano
Tipo de Documento: Manuscrito do autor
Compositor: Joaquim Duarte Gouveia
Transcrição e Edição: Lucas Marcel Batista da Silva, 2021
Revisão: Deivid Santos da Silva, Tiago Teixeira Ferreira e Anabel Cunha de Souza, 2021
Pianista: Anabel Cunha de Souza, 2021
Edição de Som: Tiago Teixeira Ferreira, 2021
 
Acervo da Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro 

Faixa 10 - Saudades de Picolet 


 
11) Rancheira
Gênero: Rancheira
Data: 09/11/1933
Instrumentação: Piano
Tipo de Documento: Manuscrito do autor
Compositor: Joaquim Duarte Gouveia
Transcrição e Edição: Lucas Marcel Batista da Silva, 2021
Revisão: Deivid Santos da Silva, Tiago Teixeira Ferreira e Anabel Cunha de Souza, 2021
Pianista: Anabel Cunha de Souza, 2021
Edição de Som: Tiago Teixeira Ferreira, 2021
 
Acervo da Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro 

Faixa 11 - Rancheira 


 
12) Valsa
Gênero: Valsa
Data: Não consta
Instrumentação: Piano
Tipo de Documento: Manuscrito do autor
Compositor: Joaquim Duarte Gouveia
Transcrição e Edição: Lucas Marcel Batista da Silva, 2021
Revisão: Deivid Santos da Silva, Tiago Teixeira Ferreira e Anabel Cunha de Souza, 2021
Pianista: Anabel Cunha de Souza, 2021
Edição de Som: Tiago Teixeira Ferreira, 2021
Observação: Ao que tudo indica, pelo que há no manuscrito e em comparação às demais valsas do compositor, a música está incompleta em sua estrutura, todavia optou-se por incluí-la nas gravações desta coleção por apresentar sentido musical completo.  

Acervo da Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro 

Faixa 12 - Valsa 

 

13) Adeus Colombina
Gênero: Marcha Carnavalesca
Data: 1937
Instrumentação: Melodia sem instrumentação definida
Tipo de Documento: Manuscrito do autor
Compositor: Joaquim Duarte Gouveia
Transcrição e Edição: Lucas Marcel Batista da Silva, 2021
Arranjo: Deivid Santos da Silva, 2021
Revisão: Deivid Santos da Silva, Tiago Teixeira Ferreira e Anabel Cunha de Souza, 2021
Pianista: Anabel Cunha de Souza, 2021
Edição de Som: Tiago Teixeira Ferreira, 2021
Observações: (1) O manuscrito original se encontra em um caderno pertencente a Elpis Pereira, sobrinha de Joaquim Duarte Gouveia, todavia, pela grafia, sabe-se que as notações musicais nele contidas foram feitas pelo maestro Joaquim. (2) No manuscrito original há apenas uma melodia, sem indicação de instrumentação, entretanto, a fim de integrar esta coleção, foi feito um arranjo da melodia para piano. (3) No manuscrito existe a indicação de uma suposta letra, que não foi encontrada nos materiais pesquisados.
 
Acervo da Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro 

Faixa 13 - Adeus Colombina 


 
14) Valsa de J. Gouveia
Gênero: Valsa
Data: 1937
Instrumentação: Melodia sem instrumentação definida
Tipo de Documento: Manuscrito do autor
Compositor: Joaquim Duarte Gouveia
Transcrição e Edição: Lucas Marcel Batista da Silva, 2021
Arranjo: Deivid Santos da Silva,2021
Revisão: Deivid Santos da Silva, Tiago Teixeira Ferreira e Anabel Cunha de Souza, 2021
Pianista Executante: Anabel Cunha de Souza, 2021
Edição de Som: Tiago Teixeira Ferreira, 2021
Observações: (1) O manuscrito original se encontra em um caderno pertencente a Elpis Pereira, sobrinha de Joaquim Duarte Gouveia, porém, pela grafia, sabe-se que as notações musicais nele contidas foram feitas pelo maestro Joaquim. (2) No manuscrito original há apenas uma melodia, sem indicação de instrumentação, entretanto, a fim de integrar esta coleção, foi feito um arranjo da melodia para piano. 
 
Acervo da Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro 

Faixa 14 - Valsa de J. Gouveia 


 
15) Celibato meo Amor
Gênero: Gênero não identificado
Data: 1937
Instrumentação: Melodia sem instrumentação definida
Tipo de Documento: Manuscrito do autor
Compositor: Joaquim Duarte Gouveia
Transcrição e Edição: Lucas Marcel Batista da Silva, 2021
Arranjo: Deivid Santos da Silva, 2021
Revisão: Deivid Santos da Silva, Tiago Teixeira Ferreira e Anabel Cunha de Souza, 2021
Pianista Executante: Anabel Cunha de Souza, 2021
Edição de Som: Tiago Teixeira Ferreira, 2021
Observações: (1) O manuscrito original se encontra em um caderno pertencente a Elpis Pereira, sobrinha de Joaquim Duarte Gouveia, entretanto, pela grafia, sabe-se que as notações musicais nele contidas foram feitas pelo maestro Joaquim. (2) No manuscrito original há apenas uma melodia, sem indicação de instrumentação, entretanto, a fim de integrar esta coleção, foi feito um arranjo da melodia para piano.  
 
Acervo da Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro 

Faixa 15 - Celibato meo Amor 


 
 
16) Abre Ala
Gênero: Marcha Carnavalesca
Data: 1937
Instrumentação: Melodia sem instrumentação definida
Tipo de Documento: Manuscrito do autor
Compositor: Joaquim Duarte Gouveia
Transcrição e Edição: Lucas Marcel Batista da Silva, 2021
Arranjo: Deivid Santos da Silva, 2021
Revisão: Deivid Santos da Silva, Tiago Teixeira Ferreira e Anabel Cunha de Souza, 2021
Pianista: Anabel Cunha de Souza, 2021
Edição de Som: Tiago Teixeira Ferreira, 2021
Observações: (1) O manuscrito original se encontra em um caderno pertencente a Elpis Pereira, sobrinha de Joaquim Duarte Gouveia, todavia, pela grafia, sabe-se que as notações musicais nele contidas foram feitas pelo maestro Joaquim. (2) No manuscrito original há apenas uma melodia, sem indicação de instrumentação, entretanto, a fim de integrar esta coleção, foi feito um arranjo da melodia para piano.  
 
Acervo da Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro 

Faixa 16 - Abre Ala 


 
17) Audi Domine
Gênero: Sacra
Data: Não consta
Instrumentação: Harmônio e duas vozes iguais
Tipo de Documento: Manuscrito
Compositor: Joaquim Duarte Gouveia
Transcrição e Edição: Tiago Teixeira Ferreira, 2021
Revisão: Deivid Santos da Silva, Tiago Teixeira Ferreira e Anabel Cunha de Souza, 2021
Pianista: Anabel Cunha de Souza, 2021
Cantor: Matheus Batista Santos, 2021
Edição de Som: Tiago Teixeira Ferreira, 2021
Observação: Para a gravação, a parte de harmônio foi executada ao piano.
 


Acervo da Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro 

Faixa 17 - Audi Domine 


 
 
18) Marcha Oferecida ao Grêmio Esportivo Mardespanhense
Gênero: Hino
Data: 15/11/1939
Instrumentação: Piano e voz
Tipo de Documento: Manuscrito do autor
Música: Cremilda Pereira
Letra: Nicola Falabella
Arranjo: Joaquim Duarte Gouveia
Transcrição e Edição: Lucas Marcel Batista da Silva, 2021
Revisão: Deivid Santos da Silva, Tiago Teixeira Ferreira e Anabel Cunha de Souza, 2021
Pianista: Anabel Cunha de Souza, 2021
Cantor: Tiago Teixeira Ferreira
Edição de Som: Tiago Teixeira Ferreira, 2021
Observações: O manuscrito não apresenta a letra inserida na partitura, de modo que foram feitas adequações à rítmica da escrita original, a fim de resolver questões de prosódia, quando possível.
 

Acervo da Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro 

Faixa 18 - Marcha Oferecida ao Grêmio Esportivo Mardespanhense

 
 
19) Hino a Cafelândia
Gênero: Hino
Data: Não consta
Instrumentação: Melodia e voz
Tipo de Documento: Impresso
Compositor: Joaquim Duarte Gouveia
Letra: Antônio Norberto Vilela
Arranjo: Deivid Santos da Silva, 2021
Transcrição e Edição: Tiago Teixeira Ferreira, 2021
Revisão: Deivid Santos da Silva, Tiago Teixeira Ferreira e Anabel Cunha de Souza, 2021
Pianista: Anabel Cunha de Souza, 2021
Cantores: Tiago Teixeira Ferreira, 2021
Edição de Som: Tiago Teixeira Ferreira, 2021
Observação: Foi feito um arranjo pianístico para a melodia do impresso, a fim de a obra ser gravada para esta coleção.
 

Acervo da Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro 

Faixa 19 - Hino a Cafelândia 

 
 
20) Hino ao Grupo Escolar Estevão Pinto
Gênero: Hino
Data: Não consta
Instrumentação: Melodia e voz
Tipo de Documento: Xerocópia de manuscrito de Djan Menegale Martins
Compositor: Joaquim Duarte Gouveia
Letra: Lacyr Annunziata Schettino
Arranjo: Deivid Santos da Silva, 2021
Transcrição e Edição: Tiago Teixeira Ferreira, 2021
Revisão: Deivid Santos da Silva, Tiago Teixeira Ferreira e Anabel Cunha de Souza, 2021
Pianista: Anabel Cunha de Souza, 2021
Cantor: Tiago Teixeira Ferreira, 2021
Edição de Som: Tiago Teixeira Ferreira, 2021
Observações: (1) Foi feito um arranjo pianístico para a melodia da xerocópia do manuscrito, a fim de a obra ser gravada para esta coleção. (2) Foi trocada a tonalidade da peça registrada na xerocópia do manuscrito, de modo a enquadrá-la em uma tessitura médio-aguda. (3) A data presente na xerocópia do manuscrito, a saber 27/10/1995, refere-se ao registro de Djan Menegale Martins, e não à data de composição por Joaquim Duarte Gouveia, para a qual não foi encontrado registro.      

Acervo do Grupo Escolar Estevão Pinto

Faixa 20 - Hino ao Grupo Escolar Estevão Pinto 

 
 
21) Hino do Centenário de Mar de Espanha
Gênero: Hino
Data: Não consta
Instrumentação: Melodia e voz
Tipo de Documento: Impresso
Compositor: Joaquim Duarte Gouveia
Letra: Lacyr Annunziata Schettino
Arranjo: Deivid Santos da Silva, 2021
Transcrição e Edição: Tiago Teixeira Ferreira, 2021
Revisão: Deivid Santos da Silva, Tiago Teixeira Ferreira e Anabel Cunha de Souza, 2021
Pianista: Anabel Cunha de Souza, 2021
Cantor: Tiago Teixeira Ferreira, 2021
Edição de Som: Tiago Teixeira Ferreira, 2021
Observação: Foi feito um arranjo pianístico para a melodia do impresso, a fim de a obra ser gravada para esta coleção. 

Acervo do Espaço Cultural Falabella

Faixa 21 - Hino do Centenário de Mar de Espanha

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