Projeto Tocando em Frente - Turma 2018

Turma 2018 - Tocando em Frente. Registro pós-escolha dos instrumentos musicais, no primeiro dia de aula,
em 10 de março de 2018. Em frente à Capela Santos Anjos


Proposta Educacional

A mudança na estrutura educacional a ser implementada na Turma 2018 da Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro tem como objetivo principal, à longo prazo, o estabelecimento de um corpo permanente de músicos atuando nas atividades culturais da cidade de Mar de Espanha, por meio do Banda de Música 24 de Setembro.

Desse modo, ao contrário do que vinha sendo feito na Escola, desde sua fundação, a idade mínima para ingresso, como aluno, na instituição, passa a ser nove anos de idade.

Assim, intima-se que esses alunos, após os anos iniciais de instrução, permaneçam no corpo estável de músicos executantes da Banda de Música 24 de Setembro, o que, outrora, não ocorria, tendo em vista que, como o limite de idade para ingresso era 13/14 anos, os alunos, quando adquiriam arcabouço técnico musical suficiente para manterem as atividades musicais da Banda de Música, tinham que sair da Escola ou da cidade, pela necessidade de se inserirem no mercado de trabalho.

No que se refere à proposta pedagógica a ser utilizada com os alunos da Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro, Projeto Tocando em Frente, Ano de 2018, é necessário destacar que a estrutura do curso será modular e que cada módulo durará um semestre letivo.

Assim, nos primeiros quatro módulos, serão oferecidas aulas de Prática Instrumental, Prática de Banda e Fundamentos da Linguagem Musical, de modo que, ao final de dois anos, a Banda de Música 24 de Setembro esteja em condições de ter um corpo permanente de músicos atuando nas atividades musicais da cidade de Mar de Espanha e região.

Além disso, visando a estrutura de manutenção da formação de novos músicos, os alunos da Turma 2018, após os quatro módulos iniciais, estarão em condições de serem os monitores das novas turmas, e assim, sucessivamente, mantendo a formação continuada de um corpo permanente de músicos que comporão a Banda 24 de Setembro, não permitindo que suas atividades sejam encerradas, por longos períodos, como outrora ocorria.

A proposta pedagógica de formação básica a ser empregada nos primeiros quatro módulos fundamenta-se no Método Elementar para o Ensino Coletivo de Instrumentos de Banda Da Capo. O método, desenvolvido pelo Professor Doutor Joel Barbosa, teve como motivação os princípios pedagógicos das mais conceituadas metodologias estadunidenses de ensino coletivo de banda da década de 1980, adaptando-os ao contexto brasileiro, comprometido, ainda, com a cultura deste país.

Nesse sentido, a metodologia, que vem sendo aplicada em algumas regiões do Brasil, se mostra uma alternativa coerente com a realidade da Escola de Aprendizagem Musical, uma vez que visa a instrução musical com fins a formar uma banda de música, de maneira que prática instrumental e teoria musical sejam ensinadas coletiva e concomitantemente.

Complementando a metodologia de ensino coletivo de instrumentos, as novidades a serem implantadas na Escola de Aprendizagem Musical 24 de Setembro, com a Turma Tocando em Frente, são 1) o emprego de monitores de naipes em aulas de prática de instrumento e 2) aulas de fundamentos da linguagem musical. Essas estratégias visam fomentar, em tempo otimizado , o desenvolvimento técnico-musical dos alunos.

Assim, com relação ao primeiro tópico, destaca-se que, como os alunos terão aulas de prática de instrumento em naipe, nas aulas de Prática da Banda, em que, à princípio, seriam passadas, também, informações de técnica instrumental, os alunos terão apenas instruções de prática de banda, desenvolvendo repertório específico à essa finalidade, de acordo com o nível de instrução dos alunos.

No que tange ao segundo tópico, é importante lembrar que aulas de Fundamentos da Linguagem Musical já eram ministradas na Escola 24 de Setembro, todavia com o nome de Teoria Musical e era necessário, aos alunos, concluírem um período obrigatório dessa disciplina antes de terem contato com o instrumento musical em si.

Na nova proposta, o aluno aprenderá conteúdos de teoria musical em concomitância a conteúdos da prática instrumental, desde a primeira aula. Dessa forma, ele desenvolverá, principalmente no primeiro módulo, ambos conteúdos na medida em que um for necessário ao outro. No entanto, a partir do módulo dois, até o módulo quatro, os alunos terão aulas específicas de Fundamentos da Linguagem Musical, abordando conteúdos mais aprofundados relativos à teoria da música.

Dessa forma, a proposta pedagógica de formação básica a ser implementada com a Turma Tocando em Frente, Ano de 2018, visa o ensino de técnica básica instrumental por naipes, prática de banda em conjunto e aquisição de conhecimentos teóricos da música.

Para tanto, as aulas estão organizadas da seguinte maneira:

Aula 1 – Módulo 1, Módulo 2, Módulo 3 e Módulo 4
Prática de Instrumento: nesta aula, cada monitor de naipe, semanalmente, ministrará aulas de técnica básica dos instrumentos que estarão sendo aprendidos por cada aluno, visando sua preparação para a utilização do método Da Capo e execução do repertório de banda.

Aula 2 – Módulo 1, Módulo 2, Módulo 3 e Módulo 4
Prática de Banda: como finalidade precípua do método Da Capo, semanalmente, os alunos da Turma Tocando em Frente terão contato com o repertório conjunto do método, bem como com as peças dos concertos de encerramento de cada módulo.

Aula 3 – Módulo 2, Módulo 3 e Módulo 4
Fundamentos da Música: será ministrada, semanalmente, aulas de Fundamentos da Música, que abordarão assuntos, em nível básico, relativos à Teoria Musical, Apreciação Musical, Solfejo Melódico, Solfejo Rítmico e História da Música.

Texto de Tiago Teixeira Ferreira - Coordenador Pedagógico da EAMBMC 24 de Setembro

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